Um leilão tem como objetivo vender bens de maneira mais rápida e com preços abaixo do mercado. No caso do leilão de imóveis, ele acontece com a intenção de vender de maneira mais rápida uma determinada propriedade, como casas, apartamentos, galpões empresariais e outros. Esse evento pode acontecer presencialmente ou até mesmo de forma virtual, desde que exista um leiloeiro mediador ou uma plataforma segura de leilões para conduzir o evento.

 

Mas (em caso de evento virtual) após o cadastro no site, a participação no evento e o lance – o que vem em seguida? Saiba continuando a leitura!

 

Para começar, participe de um leilão online ou presencial

 

O leilão presencial é aquele tradicional, em que as pessoas se reúnem em um espaço físico, em data e horário previamente divulgados, para disputar pelos bens. 

Porém, hoje em dia os leilões online são muito mais comuns. No caso deles, é preciso ter atenção redobrada ao se cadastrar em sites e plataformas. 

 

Portanto, pesquise a reputação do site e relatos de quem já fez bom negócio através do mesmo para não se prejudicar. Outro ponto importante é checar se o leiloeiro está devidamente registrado na Junta Comercial do Estado de São Paulo. E, caso você decida participar do evento virtualmente, é preciso fazer o cadastro corretamente no site.

 

Leia também: “Participando de um leilão de imóveis online: passo a passo para fazer um bom negócio”

 

Já fez o seu cadastro em um site de leilões e verificou a reputação do mesmo? Vamos para a próxima etapa!

 

Leia o edital do evento com atenção

 

Informações essenciais podem ser encontradas no edital presente no evento. Por isso, é imprescindível fazer a leitura com bastante cuidado para evitar surpresas após a arrematação de imóveis em leilão. 

 

No documento, é possível entender detalhes sobre a casa, apartamento, salão comercial ou outro tipo de imóvel, as reais condições do bem, débitos em aberto, localização, condições de pagamento e muito mais.

 

Encontrou um bom imóvel? Dê o seu lance

 

Lembre-se no valor do seu lance os eventuais gastos com documentação, reformas, reparos, taxas condominiais e outros que possam pesar no pagamento como um todo. Inclusive, aqui é interessante verificar também a matrícula do imóvel para entender se existem eventuais débitos e quais são eles.

 

Bons imóveis vão atrair diversos lances em um leilão e serão bastante disputados. Por isso, não se empolgue tanto e faça sua oferta de acordo com aquilo que realmente pode se comprometer, já incluindo eventuais e futuros gastos. Além disso, se possível, visite o imóvel presencialmente para conferir o estado real do mesmo e a sua localização.

 

O que esperar após dar o lance? Entenda a arrematação de imóveis em leilão

Depois do lance, se iniciam os processos mais burocráticos, mas comuns em qualquer leilão, como a comissão do leiloeiro, quitação de débitos e regularização de documentos. Por isso, siga o passo a passo com atenção para tornar a compra mais tranquila.

Arque com os custos que o leiloeiro exige

Deu o lance no leilão? Agora é a hora de arcar com os custos no prazo que o leiloeiro estabelece, geralmente de 24 até 48 horas, para o pagamento da comissão. 

 

Inclusive, aqui é interessante comentar algo importante. Não é comum, mas caso o leilão seja anulado, a regra é que o dinheiro também seja devolvido, inclusive a comissão. Por isso, caso você esteja fazendo negócio com um leiloeiro confiável, não se preocupe.

 

Regularize a documentação em seu nome

Não deixe de realizar esse passo – é importantíssimo passar a documentação para o seu nome por questões de segurança. Portanto, após o pagamento da comissão, é a hora de providenciar a guia de ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) e o recolhimento de impostos ao município. Em caso de leilão judicial, é necessário levar a carta de arrematação à registro. Agora, para arrematação de imóveis em leilão extrajudicial é necessário encaminhar a escritura pública.

 

Precisando saber um pouco mais sobre as diferenças, possíveis vantagens ou desvantagens entre leilão judicial e extrajudicial? Recomendamos o seguinte artigo: “Leilão judicial ou extrajudicial de imóveis: entenda as diferenças”

 

Após a compra: se previna para evitar surpresas

Uma parte considerável dos imóveis que já estão sendo disponibilizados em eventos de leilão já se encontra desocupada. Isso porque antes do bem ir para leilão, os moradores atuais são notificados com antecedência. Dessa forma, os mesmos têm tempo hábil para se organizar uma mudança.

 

Ainda assim, nem sempre isso acontece da forma que deveria e o imóvel segue ocupado mesmo indo para leilão e sendo arrematado por um comprador, podendo gerar transtornos para o novo proprietário. Para evitar esta confusão e outros problemas pós-compra, fique por dentro: “Cuidados essenciais ao comprar um imóvel em leilão: evite problemas futuros”.

 

Participe de leilão de imóveis online aqui

Quando falamos de leilões, é interessante buscar por mais praticidade ao garimpar opções, isso sem perder a segurança. Por isso, você já considerou a arrematação de imóveis em leilão em um site, como o Leilaofy? Além de conseguir fazer isso no conforto da sua casa, o nosso site reúne ofertas imperdíveis e imóveis variados para compra com excelente custo-benefício. 

 

Além disso, nossa plataforma é segura e bastante intuitiva, permitindo que você veja detalhes de cada imóvel e navegue por opções diferenciadas. Confira os apartamentos, casas, terrenos e imóveis comerciais disponíveis clicando aqui.

 

Ficou interessado no assunto? Cadastre-se já na nossa plataforma e fique por dentro dos detalhes de cada oportunidade.

 

(BOTÃO COM CTA: Arremate imóveis de leilão online agora)

 

No nosso site você também vai encontrar leituras complementares que vão te ajudar a entender como funciona o mundo do leilão de imóveis e como aproveitar as melhores oportunidades para fazer um bom negócio.

 

Gostou do conteúdo? Confira os artigos a seguir:

  • Desvendando o mistério: como funciona um leilão de imóveis?
  • Vantagens e desvantagens de comprar imóveis em leilão: o que você precisa saber