Fique por dentro dos cuidados essenciais ao comprar um imóvel em leilão e saiba como evitar surpresas desagradáveis na sua aquisição.

 

Um leilão tem como objetivo vender bens de maneira mais rápida e com preços abaixo do mercado. No caso do leilão de imóveis, ele acontece com a intenção de vender de maneira mais rápida uma determinada propriedade, como casas, apartamentos, galpões empresariais e outros. Esse evento pode acontecer presencialmente ou até mesmo de forma virtual.

 

Os motivos para que uma propriedade como casa, apartamento, salões comerciais, escritórios e até mesmo galpões de empresas estejam em leilões são variados. Geralmente, estes bens são recuperados após inadimplência e recuperação do imóvel.

 

Quais os tipos de leilão de imóveis disponíveis hoje?

 

Você já deve ter ouvido falar que existem duas modalidades de leilão de imóveis, o judicial e o extrajudicial. O que os diferencia e qual é a melhor das opções?

Judicial 

 

Aqui, o leilão acontece vinculado a um processo que tramita no Poder Judiciário. Esse processo pode partir das justiças Eleitoral, Militar, Federal, Estadual ou do Trabalho.

Extrajudicial

 

No extrajudicial, como o próprio nome diz, os imóveis são livres de processos judiciais. Geralmente, o que acontece em leilões extrajudiciais é a venda de imóveis que eram financiados e não foram pagos – por conta disso, eles continuam sendo uma propriedade da empresa financiadora, que tem o direito de retomar o bem e disponibilizá-lo em eventos como este.

 

Você pode entender um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens dos leilões extrajudiciais e judiciais conferindo o artigo a seguir: Leilão judicial ou extrajudicial de imóveis: entenda as diferenças

 

Conheça os cuidados essenciais ao comprar um imóvel em leilão a seguir

Agora que você já está brevemente contextualizado dos motivos pelos quais um imóvel pode ir para leilão e quais as modalidades deste evento, é hora de ficar atento aos cuidados essenciais ao comprar um imóvel dessa maneira. Confira a seguir:

 

Se assegure de que o imóvel está desocupado

 

Uma parte considerável dos imóveis que já estão sendo disponibilizados em eventos de leilão já se encontra desocupada. Isso porque antes do bem ir para leilão, os moradores atuais são notificados com antecedência. Dessa forma, os mesmos têm tempo hábil para se organizar uma mudança.

 

Ainda assim, nem sempre isso acontece da forma que deveria e o imóvel segue ocupado mesmo indo para leilão e sendo arrematado por um comprador. Neste caso, é possível combinar uma desocupação amigável com prazo máximo de até 60 dias. Caso o imóvel esteja alugado e os inquilinos estejam morando nele, o prazo sobe para 90 dias.

 

Após este período o comprador tem o direito de solicitar a desocupação da casa na justiça, afinal, ele é o novo dono do imóvel e tem respaldo legal para tal. De qualquer forma, esse é o tipo de situação que envolve um certo desgaste e que exige envolvimento de advogados ou até mesmo da polícia. Fora isso, o arrematante do bem é que deve arcar com as despesas para desocupar o imóvel.  Por isso, é sempre interessante buscar saber se o imóvel está vazio ou não antes do arremate.

 

Existe alguma ação judicial no imóvel que você quer comprar? Tenha o respaldo de um advogado

 

Especialmente no caso de bens provenientes de leilões judiciais, é necessário entender qual é a ação envolvida na venda do imóvel. Além disso, é primordial que um advogado esteja te acompanhando em todo o processo. Dessa forma, você evita surpresas e maus negócios.

 

Cuidados essenciais ao comprar um imóvel em leilão: visite o imóvel previamente e conheça mais sobre ele

 

Às vezes um imóvel com preço abaixo do mercado pode fazer com que os nossos olhos brilhem bastante. Mas você já foi visitá-lo pessoalmente? Viu o estado em que o imóvel está? Sabe se a região da propriedade é um lugar tranquilo, próspero e seguro? Tanto para morar, quanto para revender ou começar um negócio no ponto que foi comprado, essas são perguntas com respostas bastante relevantes – fique atento à elas. Por isso, cuidado com o barato que pode acabar saindo caro.

Fique atento às formas de pagamento e evite transtornos

A forma de pagamento de um imóvel de leilão pode variar. Muitos leilões não aceitam o FGTS como forma de pagamento e a maior parte deles também exige a comissão do leiloeiro. Ademais, em leilões judiciais existe a possibilidade de parcelamento de até 30 vezes para pagamento. Isso desde que 25% do valor total do imóvel seja dado como entrada. Já nos extrajudiciais, é possível refinanciar o imóvel, o que garante maior flexibilidade no pagamento a longo prazo.

 

Defina um valor máximo para os seus lances e considere eventuais gastos

Bons imóveis vão atrair diversos lances em um leilão e serão bastante disputados. Por isso, não se empolgue tanto e faça sua oferta de acordo com aquilo que realmente pode se comprometer. Além disso, inclua no valor do seu lance os eventuais gastos com documentação, reformas, reparos, taxas condominiais e outros que possam pesar no pagamento como um todo.

 

Aqui, a melhor alternativa é definir um valor justo e compatível com a sua realidade. Ficou muito interessado em um imóvel mas o mesmo foi comprado por um lance maior do que o que você pode dar? Não se desespere, existirão outras oportunidades.

Tenha atenção máxima ao edital

 

Todas as informações que você precisa saber estão no edital. A verdade é que nem sempre temos vontade de ler esses detalhes, mas em transações de valor considerável como as que acontecem em um leilão, é imprescindível analisar todas as informações com cautela para evitar surpresas desagradáveis. Até porque, no edital, constam informações como condições de venda, o estado de conservação do bem, forma de pagamento, preço mínimo para compra, a comissão do leiloeiro, os impostos e muito mais. Por isso, esse é um dos cuidados essenciais ao comprar imóveis em leilão.

Como evitar transtornos ao comprar propriedades de leilão?

 

É preciso garimpar para conseguir boas oportunidades em leilões, assim como em qualquer negociação que envolva valores consideráveis. Por isso, busque por eventos confiáveis ou feitos em sites com boa reputação. Aqui no Leilaofy você encontra diversas oportunidades pré-selecionadas e com todos os detalhes disponíveis para visualização. Assim, você tem as melhores oportunidades bem detalhadas antes de decidir se fecha negócio.

 

Nosso site é intuitivo e acessível, além de ser sua possibilidade de adquirir imóveis com excelente custo-benefício. Confira os apartamentos, casas, terrenos e imóveis comerciais disponíveis clicando aqui.

 

(BOTÃO COM CTA: Buscando imóveis de leilão? Cadastre-se agora e veja oportunidades)

 

Quer ficar cada vez mais por dentro do universo das compras em leilão? Acompanhe nossos artigos e tire suas dúvidas. 

 

Aproveite para conferir também:

 

  • Vantagens e desvantagens de comprar imóveis em leilão: o que você precisa saber
  • Leilão judicial x extrajudicial de imóveis: entenda as diferenças