Como funciona um leilão de imóveis? Entenda o passo a passo fique por dentro de informações valiosas para arrematar bens com ótimo custo-benefício.

Afinal, o que é um leilão de imóveis? Por que estas propriedades estão à venda? Esse tipo de compra é confiável? Quais modalidades existem? Não é incomum que as pessoas ainda tenham receio em adquirir um bem a partir de leilões. Assim como qualquer compra de maior valor, esse processo exige atenção nos detalhes, mas pode render excelentes resultados quando aplicado da maneira correta. Continue a leitura para entender como funciona um leilão de imóveis e o que você precisa saber antes de participar de um! 

O que é um leilão de imóveis?

Um leilão tem como objetivo vender bens de maneira mais rápida e com preços abaixo do mercado. No caso do leilão de imóveis, ele acontece com a intenção de vender de maneira mais rápida uma determinada propriedade, como casas, apartamentos, galpões empresariais e outros. Esse evento pode acontecer presencialmente ou até mesmo de forma virtual, desde que exista um leiloeiro mediador ou uma plataforma segura de leilões para conduzir o evento.

 

Assim como em qualquer outro tipo de leilão, no de imóveis existem diversos bens sendo vendidos e todos eles são acompanhados de um valor mínimo para o lance inicial. Exemplo:“Vende-se casa ampla de 3 dormitórios por R $120.000,00″. Portanto, os interessados devem dar lances maiores do que 120 mil reais – e quem der o maior lance, após o pagamento do bem, é o novo proprietário. Além disso, existem prazos para que os candidatos à novos proprietários dêem seus lances, por isso, é preciso ficar atento às negociações e ofertas dos concorrentes.

 

Por que estes imóveis estão à venda?

 

Os motivos para que uma propriedade como casa, apartamento, salões comerciais, escritórios e até mesmo galpões de empresas estejam em leilões são variados. Geralmente, estes bens são recuperados após inadimplência e recuperação do imóvel (ou seja, o antigo dono da propriedade não conseguiu arcar com os custos do mesmo). Mas não é só isso, afinal, imóveis abandonados também podem ser colocados à leilão.

 

Ademais, imóveis confiscados pelo governo (devido ao não pagamento de impostos, por exemplo) geralmente são leiloados. De qualquer forma, o motivo para a propriedade estar à venda em um leilão pode ser o simples fato de que o atual proprietário precisa se desfazer da mesma de maneira rápida, portanto, aceita abrir mão dela por um valor abaixo do mercado.

 

Quais tipos de leilão de imóveis existem?

Entenda quais tipos de leilão existem e as particularidades de cada um a seguir:

Judicial 

Aqui, o leilão acontece vinculado a um processo que tramita no Poder Judiciário. Esse processo pode partir das justiças Eleitoral, Militar, Federal, Estadual ou do Trabalho.

Extrajudicial

No extrajudicial, como o próprio nome diz, os imóveis são livres de processos judiciais. Geralmente, o que acontece em leilões extrajudiciais é a venda de imóveis que eram financiados e não foram pagos – por conta disso, eles continuam sendo uma propriedade da empresa financiadora, que tem o direito de retomar o bem e disponibilizá-lo em eventos como este.

Presencial

“Dou-lhe uma, dou-lhe duas e dou-lhe três. Vendido!” Sabe aquele evento que estamos acostumados a ver em filmes, séries e novelas? O leilão presencial é aquele tradicional, em que as pessoas se reúnem em um espaço físico, em data e horário previamente divulgados, para disputar pelos bens. Os imóveis são apresentados e as condições do mesmo são divulgadas ali, na hora. Se interessou e acha que pode ser uma boa opção? Basta dar o lance.

Saiba como funciona um leilão de imóveis online

Desde o início da pandemia, modalidades online de diversos tipos de eventos se tornaram muito mais populares. Com os leilões não foi diferente! Por isso, hoje é possível participar de um evento de leilão de imóveis totalmente confiável e de maneira remota. Nos sites de leilão é possível conferir fotos, detalhes da propriedade, preço e muito mais.

Misto

O evento misto combina a modalidade presencial e a online. Portanto, durante o evento presencial, é possível receber lances de maneira remota também, o que torna a disputa muito mais dinâmica.

 

Vale lembrar que todo leilão, independentemente da modalidade, conta com duas etapas obrigatórias. A primeira, com o valor atualizado do imóvel. Caso ninguém tenha se interessado em dar lance no imóvel na primeira praça, ele vai para a segunda, no qual o preço do imóvel deve ser no mínimo o valor total da dívida do comprador. Agora, se ainda assim o bem não for vendido, geralmente o banco (em caso de leilões extrajudiciais) coloca o imóvel à venda por qualquer preço.

 

Qualquer pessoa pode comprar?

 

Em termos gerais, sim. Mas é preciso estar atento a alguns detalhes restritivos – que são poucos. Bom, para participar de um leilão de imóveis é necessário ter mais de 18 anos e uma quantia em dinheiro que esteja de acordo com as oportunidades oferecidas no evento, afinal, existem bens para todos os bolsos. 

 

Além disso, pessoas com restrições judiciais (como condenações por crimes financeiros e fraudes) não podem participar. Ademais, alguns ex-proprietários de imóveis buscam arrematá-lo novamente quando o mesmo vai à leilão, mas nem sempre é permitida a participação da pessoa inadimplente.

 

Como funciona um leilão de imóveis? Saiba como participar

 

Para participar de um leilão de imóveis presencial basta buscar por leiloeiros oficiais e departamentos de tributos, por exemplo. Dessa forma, você encontrará quais são as oportunidades disponíveis na sua cidade.

 

Agora, se você quiser participar com mais praticidade e no conforto da sua casa, existe a possibilidade do leilão online confiável. Aqui no Leilaofy você encontra diversas oportunidades de adquirir imóveis com excelente custo-benefício. Além disso, nossa plataforma é segura e bastante intuitiva, permitindo que você veja detalhes de cada imóvel e navegue por opções diferenciadas. Confira os apartamentos, casas, terrenos e imóveis comerciais disponíveis clicando aqui.

 

Ficou interessado no assunto? Cadastre-se já na nossa plataforma e fique por dentro dos detalhes de cada oportunidade.

 

(BOTÃO COM CTA: Acompanhe o leilão online de imóveis. Faça seu cadastro!)

 

No nosso site você também vai encontrar leituras complementares que vão te ajudar a entender como funciona o mundo do leilão de imóveis e como aproveitar as melhores oportunidades para fazer um bom negócio.

 

Gostou do conteúdo? Confira os artigos a seguir:

  • Vantagens e desvantagens de comprar imóveis em leilão: o que você precisa saber
  • Leilão judicial x extrajudicial de imóveis: entenda as diferenças